forum240522_site_0001.jpg
Fotos Fórum de Pais Maio de 2022

27 de Junho de 2022

No dia 24 de maio de 2022, terça-feira, às 18h, no salão de festas do colégio, ocorreu o encontro com a psicóloga Natália Leusin, no Fórum de Pais da Educação Infantil, para falar sobre as emoções das crianças.

Natália Couto Barreto Leusin é Psicóloga Clínica, formada pela Ulbra Cachoeira, Especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica da Infância e Adolescência CEAPIA.

Clique nas fotos e veja como foi.

junina22.jpg
Festa Junina do Barão 

08 de Junho de 2022

junina22_01.jpeg
obmep22.jpg1.jpg
Aluna do Barão recebe premiação na 16ª OBMEP

03 de Junho de 2022

A aluna do 8º ano do Ensino Fundamental II , NATHALIA MACHADO TREVISAN, recebeu na sexta-feira, dia 27 de maio de 2022, no Campus da Universidade Federal de Santa Maria , em Camobi,  a sua premiação como medalhista - Medalha de Bronze na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática.

O Colégio Barão sente-se  honrado e feliz com a premiação de sua aluna NATHÁLIA  e por sua participação brilhante e competente na Olimpíada Brasileira de Matemática.

Parabenizamos, também, os professores e a família da aluna Nathália !

Alunos do BARÃO  recebem Menção Honrosa na OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA - OBMEP - realizada em 2021:

 

ALICE HECK PROCHNOW - Turma 82 

VALENTINA ZACHAZESKI - Turma 82

STELLA RIBEIRO SCHUCH - Turma 101

TEO RIBEIRO SCHUCH - Turma 301

MARIANA TONELOTTO LORENZONI - Turma 72 - Mora atualmente na Argentina.

 

Parabéns, alunos pela dedicação aos estudos e brilhante participação na Olimpíada Brasileira de Matemática.

pracinhades.jpg
Barão inaugura brinquedo novo na Educação Infantil

02 de Junho de 2022

A Educação Infantil recebeu dois novos brinquedos na pracinha. A criançada adorou a novidade.  

Clique abaixo nas fotos e veja.

Dia dos Avós 04 de Junho de 2022

31 de Maio de 2022

avos9abr.jpg
avos01.jpeg
Xadrez do Barão com novidades

27 de Maio de 2022

xadrez22.jpg
xadrezbarao.jpeg
palestra9abr.png
Painel "Corpo = Saúde ou Estética"

18 de maio de 2022

Organizado pelos Professores de Educação Física Tony e Márcia aconteceu no dia 10 de maio o Painel "Corpo = Saúde ou Estética". O Painel contou com a participação de profissionais especializados na área da saúde.  

Clique abaixo nas fotos e veja como foi.

palestra9abr.png
Fórum de Pais Maio de 2022

16 de Maio de 2022

É neste dia 24, terça-feira, às 18h, no salão de festas do colégio, o encontro com a psicóloga Natália Leusin, no Fórum de Pais da Educação Infantil, para falar sobre as emoções das crianças.

Natália Couto Barreto Leusin é Psicóloga Clínica, formada pela Ulbra Cachoeira, Especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica da Infância e Adolescência CEAPIA.

Para participar confirme sua presença pelo fone 51 3722 4289.

forum05221.jpg
Dia da Família 21 de Maio 2022

13 de  Abril de 2022

familia.jpg
familia222.jpeg
counicado_01.png
Inscrições para o Enem 2022 começaram 10/05

12 de Maio de 2022

Começaram no último dia 10/05, as inscrições para a versão impressa e digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. A inscrição é feita exclusivamente pela internet, na Página do Participante, até o próximo dia 21. Pela primeira vez, a taxa de inscrição poderá ser paga por meio de Pix e cartão de crédito.  A aplicação do Enem ocorre em dois dias. Neste ano, as provas estão marcadas para os dias 13 e 20 de novembro.

LINK Página do Participante

O valor da taxa de inscrição para o Enem 2022 é de R$ 85. É o quarto ano consecutivo sem reajuste no valor. O período para efetuar o pagamento encerra em 27 de maio.

Além do Pix e cartão de crédito, o pagamento da taxa também poderá ser feito por meio do boleto bancário, que deve ser gerado na Página do Participante e pago pelos não isentos em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários ou agência dos Correios. Vale ressaltar que a participação no exame será garantida após a confirmação do pagamento da taxa.

O resultado das solicitações de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 e das justificativas de ausência na edição anterior já estão disponíveis na Página do Participante. É importante ficar atento, a aprovação dos pedidos de isenção não garante a inscrição no exame. Os interessados em realizar o Enem 2022, isentos ou não, deverão fazer a inscrição na Página do Participante.

As solicitações por atendimento especializado também deverão ser feitas por meio da Página do Participante entre 10 e 21 de maio. O resultado dos pedidos de atendimento especializado será publicado no dia 7 de junho, data em que se inicia o prazo para a apresentação de recurso (que se encerra em 12 de junho). O resultado do recurso será divulgado em 22 de junho.

Uma das novidades desta edição é que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) incluiu os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital como documentos válidos para identificação do participante no dia da aplicação do exame, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas.

Enem Digital

Serão disponibilizadas 101.100 inscrições para os primeiros participantes que optarem pela edição digital. Após concluir a inscrição, o candidato não poderá alterar essa opção. O participante deverá comparecer ao local de prova determinado pelo Inep e não será possível fazer a prova em computador particular.

Como usar a nota do Enem

As notas do exame podem ser usadas para concorrer a vagas em instituições federais de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas.

Os participantes do Enem ainda podem pleitear financiamento estudantil por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Quem pode fazer o exame?

 

Todos aqueles que concluíram o ensino médio ou estão concluindo essa etapa podem fazer a prova. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros” e os resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.

O Inep garante atendimento especializado e tratamento pelo nome social, além de diversos recursos de acessibilidade. Há também uma aplicação para pessoas privadas de liberdade.

Como é a prova?

 

Os participantes respondem a 180 questões objetivas em provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Os participantes também escrevem uma redação dissertativo-argumentativa a partir de uma situação-problema.

A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas. A abertura dos portões dos locais de provas ocorre às 12h, e o fechamento às 13h, de acordo com o horário de Brasília.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep, até o terceiro dia útil após o último dia de aplicação.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

counicado_01.png
Câmara aprova MP que amplia acesso de estudantes de escolas privadas ao Prouni

09 de Maio de 2022

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (3) as emendas do Senado à Medida Provisória 1075/21, que muda as regras do Programa Universidade para Todos (Prouni), permitindo a oferta de bolsas pelas faculdades privadas participantes a alunos vindos de escolas particulares sem bolsa.

O relator, deputado Átila Lira (PP-PI), recomendou a aprovação das emendas. A MP seguirá para sanção presidencial.

Isenção de tributos


O Prouni foi criado em 2005 e prevê a oferta de bolsas de estudos para estudantes de graduação em faculdades privadas em troca da isenção de tributos (IRPJ, CSLL e PIS/Cofins).

Atualmente, o público-alvo são estudantes que tenham cursado o ensino médio todo em escola pública ou com bolsa integral em instituição privada. A regra de renda continua a mesma: bolsa integral para quem tem renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo e bolsa parcial para aqueles com renda de até três salários.

Emendas


Uma das mudanças previstas valerá a partir de julho de 2022 e estabelece uma ordem de classificação para a distribuição das bolsas, mantendo a prioridade para os egressos do ensino público.

Nesse tópico, emenda aprovada retira dessa ordem a pessoa com deficiência quando a reserva de vagas por cota for inferior a uma bolsa em curso, turno, local de oferta e instituição.

Segundo o relator, a redação anterior da MP daria a entender que, na hipótese de não ter sido garantida uma bolsa de estudos a pessoa com deficiência, todos os estudantes nessa situação teriam prioridade na sequência de classificação geral.

Para evitar isso, ao mesmo tempo a emenda cria dispositivo para garantir, no mínimo, uma bolsa de estudo para cada subgrupo, ainda que o percentual calculado seja inferior a um inteiro.

Assim, prevalece a seguinte ordem de classificação:

- professor da rede pública de ensino para cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia independentemente da renda;

- estudante que tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

- estudante que tenha cursado parte do ensino médio na rede pública e parte na rede privada com bolsa integral da instituição;

- estudante que tenha cursado parte do ensino médio na rede pública e parte na rede privada com bolsa parcial da instituição ou sem bolsa;

- estudante que tenha cursado o ensino médio completo na rede privada com bolsa integral da instituição; e

- estudante que tenha cursado o ensino médio completo na rede privada com bolsa parcial da instituição ou sem bolsa.

Cotistas


Outra mudança com vigência a partir de julho de 2022 é a separação das bolsas reservadas para as cotas destinadas a pessoas com deficiência, indígenas, negros ou pardos.

A quantidade total de bolsas para cotistas é calculada seguindo a proporção de pessoas que se autodeclararam pertencentes a qualquer um desses grupos segundo o último censo do IBGE, mas hoje não existe separação entre os subgrupos de etnia (indígenas, negros e pardos) e de pessoa com deficiência.

Com as novas regras, o cálculo da cota seguirá o percentual de cada subgrupo.

Nesse tópico, o relator, deputado Átila Lira, incluiu um novo subgrupo, para os estudantes vindos dos serviços de acolhimento familiar e institucional, se constarem na base de dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Já o percentual será definido em regulamento do Poder Executivo.

Caso as vagas não sejam ocupadas por esses estudantes conforme o processo seletivo, elas serão preenchidas pelos demais estudantes que preenchem os requisitos e por candidatos aos cursos de licenciatura, pedagogia e normal superior, independentemente da renda para os professores da rede pública.

Mais de uma bolsa
 

A MP 1075/21 incorpora na Lei 11.096/05 regras do regulamento (Decreto 5.493/05) para impedir legalmente que um mesmo aluno tenha mais de uma bolsa do Prouni ou uma bolsa pelo programa enquanto cursa instituição pública e gratuita de ensino superior.

Segundo o Ministério da Educação, a ausência de restrição legal tem provocado questionamentos na Justiça.

O aluno que já tem um financiamento parcial pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderá contar com bolsa do Prouni para complementar o pagamento somente se for para o mesmo curso, turno, local de oferta e instituição participante de ambos os programas.

Como o Prouni pode atender somente alunos sem curso de graduação, a MP cria uma exceção a fim de estimular a formação de professores qualificados em licenciatura para cumprir metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

Assim, se o interessado já tiver concluído o bacharelado e quiser complementar com a licenciatura, que o habilita para o magistério no ensino básico, poderá contar com bolsa do Prouni.

Documentação


O texto especifica que a pré-seleção para o Prouni será por meio dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), atendidos os outros critérios. Na etapa final, a faculdade privada participante poderá realizar processo seletivo próprio.

O Ministério da Educação poderá dispensar a apresentação de documentação que comprove a renda do estudante e a situação de pessoa com deficiência se a informação puder ser obtida por meio de acesso a bancos de dados de órgãos governamentais.

Para evitar manipulações consideradas fraudulentas pelo ministério envolvendo pedidos de transferência de curso entre faculdades que oferecem bolsa, a MP permite essa transferência apenas para cursos afins e com aceitação de ambas as instituições, de origem e de destino.

Exceto nos casos de servidores públicos transferidos ex officio, será proibida a transferência de bolsa pelo beneficiário se ele já tiver atingido 75% da carga horária do curso.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Homenagem Dia das Mães

03 de Maio de 2022

maes_22.jpg
maes9abr_1.jpg
counicado_01.png
Comunicado Importante para todos

02 de Maio de 2022

Em razão da preocupação de todos com o surto de dengue que atinge nossa cidade, comunicamos que agentes da Vigilância Sanitária de Cachoeira do Sul estão verificando se há existência de criadouros do mosquito da dengue no pátio do nosso Colégio, de quinze em quinze dias, conforme protocolo sanitário. Queremos, dessa forma, tranquilizar a comunidade escolar que estamos atentos ao problema, realizando também, o monitoramento diário em todas as dependências do Colégio (salas, banheiros e outros).

Celebrações de Páscoa

11 de  Abril de 2022

Serão realizadas no Templo Martim Lutero as celebrações de Páscoa para as turmas dos alunos nos seguintes dias e horários:

 

- quarta-feira - dia 13 de abril:

   14h - Ensino Fundamental  - I 1ºs aos 4ºs anos

   15h - Ensino Fundamental II - 5º aos 7ºanos

 

-  quinta-feira -dia 14 de abril:

   9h30min - 8º, 9º e Ensino Médio

 

 As celebrações serão feitas pelo Pastor Jonas Beier - pároco da Comunidade Martim Lutero.

pascoa22.jpg
pascoa221.jpg
Projeto GESTO CONCRETO DE PÁSCOA

11 de Abril de 2022

Projeto GESTO CONCRETO DE PÁSCOA

Disciplina de Ensino Religioso - Professora Samanta Bordignon

 

Os alunos do 5º ano e dos 6ºs e 7ºs anos sob a orientação da professora Samanta organizaram uma atividade denominada Gesto Concreto de Páscoa  com o objetivo de doarem chocolates e bombons  à  creches de nossa cidade..Os alunos também fizeram cartões com mensagens de Páscoa  que serão colocadas nos presentes. Com as doações recebidas os alunos  conseguiram  fazer 160 pacotes que serão distribuídos nas seguintes instituições:

* Creche Trem da Alegria situada na Quinta da Boa Vista e na Creche Nossa Senhora Aparecida situada no Bairro Barcelos.

* Alunos representantes das cinco turmas envolvidas entregarão os presentes de Páscoa às crianças das creches acompanhados de mães, da professora Samanta e da psicóloga Liana.

 

São gestos como este que nos ensinam a importância de sermos solidários, tornando outras crianças felizes.

 Parabéns, alunos e alunas!

liderancas.jpg
Encontro de Lideranças Estudantis Parte 1

28 de Novembro de 2021

 

Dia 26 de março alunos do Barão participaram online da Parte 1 do Encontro de Lideranças Estudantis organizado pelo Colégio Martin Luther de Marechal Cândido Rondon (Paraná). Do Barão participam as alunas: Sophia Rezende Coelho e Stella Ribeiro Schuch  (1º ano do Ensino Médio), Mariana Schütz Borstmann e Renata Hettwer Gehrke (ambas do 2º ano do Ens. Médio). A orientadora Educacional Elisa Lopes da Silva também participou do Encontro.

reciclagem.jpeg
Projeto "Barão Sustentável" está de volta

11 de Março de 2022

projetobs.jpg
palestra9abr.png
Seminário de Professores 2022

28 de Fevereiro de 2022

Nos dias 16, 17 e 18 de Fevereiro foi realizado o Seminário de Professores preparatório para o início das Aulas no dia 21 de Fevereiro. 

Clique abaixo nas fotos e veja com foi.

counicado_01.png
Volta às Aulas 21 de Fevereiro de 2022

31 de Janeiro de 2022

voltaaulas22_2.jpg
counicado_01.png
Comunicado Importante: Pais do 7º Ano Ensino Fundamental

18 de Janeiro de 2022

Prezados Pais:

Abaixo, encontra-se o PIN para efetuar a compra do material de Língua Inglesa dos alunos do 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL do Barão. Também, em anexo, há uma explicação de como comprar no site da Editora Moderna, que fornecerá o material da Editora Richmond.

O material só poderá ser adquirido por este link, porque está vinculado a todo o projeto de Língua Inglesa que será adotado no ano letivo de 2022.

Atenciosamente,

A Direção.

Link de acesso à Loja Web família: https://loja.moderna.com.br/pt-BR/familia

Abaixo, segue código PIN (chave de acesso à plataforma):

Abaixo, segue a imagem do Código QR-Code para acessar a loja virtual. E o filme explicativo para fazer a compra on-line.

pin_acesso_moderna.jpg
counicado_01.png
Comunicados Importantes para todos

12 de Janeiro de 2022

Sobre a compra do material de Língua Inglesa da Educação Infantil 3, 4 e 5; 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental; 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

 

Prezados Pais:

Abaixo, encontra-se o link para efetuar a compra do material de Língua Inglesa dos alunos do Barão. Também, em anexo, há uma explicação de como comprar no site da Editora Richmond.

O material só poderá ser adquirido por este link, porque está vinculado a todo o projeto de Língua Inglesa que será adotado no ano letivo de 2022.

Atenciosamente,

A Direção.

 

https://apps.richmondsolution.com.br/br/rich/pagamento/

visitafug.jpg
Projeto Sustentabilidade e Literatura do 5º Ano

27 de Dezembro de 2021

 

projeto5ano21.jpg
novosm.jpg
Conheça o Novo Ensino Médio do Barão

09 de Dezembro de 2021

               Clique nas imagens abaixo e veja o Folder do Novo Ensino Médio

counicado_01.png
Comunicado Importante para todos

02 de Dezembro de 2022

Lista dos materiais para todas as turmas do Barão para o ano de 2022.

terceirao21.jpg
Café da Manhã do 3º ano do Ensino Médio

23 de Novembro de 2021

 

Dia 29 de novembro, 2ª feira , acontece o café da manhã do 3º ano. Os alunos irão às salas de aula despedirem-se dos colegas das outras turmas e após tomarão café, preparado com carinho pelo Colégio, com seus professores.

É um momento muito especial, pois é a primeira despedida antes da formatura.

worshopbarao.jpeg
Workshop "A arte de ensinar"

25 de Outubro de 2021

No dia 15 e 16 de Outubro foi realizado o Workshop "A arte de Ensinar" com todos os Professores, Coordenadores e Corpo Diretivo.

Clique abaixo nas fotos e veja com foi.

Dia-do-Professor-Vc-sabia-01.png
Jantar Dia do Professor e Funcionário

25 de Outubro de 2021

Na noite do dia 15 de Outubro de 2021 foi realizado um Jantar em homenagem ao dia do Professor e ao dia do Funcionário.

Clique abaixo nas fotos e veja como foi o jantar.

Alunos são destaques na Olimpíada Nacional de Ciências

13 de Outubro de 2021

onc212.jpg
semanacrianca.png
Programação Semana das Crianças

04 de Outubro de 2021

visitafug.jpg
Presidente do Tribunal de Justiça do RS visita Barão

01 de Outubro de 2021

O Desembargador Voltaire de Lima Moraes, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul visitou o nosso Colégio no dia 29 de setembro de 2021.

O Dr. Voltaire foi aluno do Barão no Curso Ginasial de 1963 a 1967. Sua visita teve o objetivo de rever o Barão e suas dependências para relembrar os bons momentos que viveu e conforme suas palavras "foi uma visita saudosista".

Clique abaixo nas fotos e veja como foi a visita.